Pages

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A toxoplasmose e a gestante


Oi meninas

Tudo bem?

Hj resolvi abordar este assunto pq eu ja fui contaminada pela toxoplasmose uma vez e eu perdi meu bebê...foi no ano de 1997 ou 1998 ...foi em uma gravidez anterior a gravidez do meu primeiro filho.

Na epoca que perdi estava com quase tres meses...numa gestação que evoluía normalmente .De repente comecei a ter um sangramento e tbm febre, entao corri para o hospital...foram feitos exames e o feto estava vivo porem o sangramento nao parava,apesar de nao ser uma hemorragia era ainda preocupante pq em uma gravidez normal nao ocorre perda de sangue.

Fiquei internada e estavam sempre fazendo ultrassom...porem no segundo ou terceiro dia de internação senti uma dor mto forte de madrugada,chamei a enfermeira e pedi remédio e a cólica passou...mas qdo acordei de manha e fui ao banheiro senti que algo caiu no vaso sanitário...olhei...olhei...e nao consegui ver nada...entao qdo foi repetir o ultrassom o medico nao conseguiu ver nada mais no útero e eu contei o que havia acontecido...a conclusao é que eu tinha abortado mesmo meu bebezinho.
Porem na epoca nao se descobriu que tinha sido a toxoplasmose que havia causado o aborto.

Depois que isto aconteceu decidi buscar um tratamento e foi qdo me consultei com o Dr.Marcelo Leandro...contei todo o meu historico ...este ja era meu segundo aborto (quer dizer seria o terceiro,mas o 2º foi uma gravidez psicológica que eu tive,e que qualquer dia conto como foi,por isso nao conto como um aborto)

Ele me pediu varios exames e um deles era o de toxoplasmose,coisa que na epoca eu nem sabia que existia...qdo chegaram os resultados constatou-se que eu tinha tido uma infecção recente no meu organismo e que foi isto que ocasionou o aborto.

E então entrei em tratamento com antibióticos pra tratar a infecção no meu sangue.
Gente... este foi o tratamento para toxoplasmose foi de mais de 15 anos atras...sei que hj ja se evoluiu mto e provavelmente os tratamentos para a toxoplasmose sao diferentes hj em dia.
Na epoca era algo novo,pois ate meu medico buscou mais informações a respeito do meu caso.
Descobriu-se tbm que eu estava imune a doença...a um custo alto,mas estava...nao seria infectada mais.


Bom contei isto pra vcs para que conheçam mais do minha historia de vida e entendam minhas neuras qdo surgirem,pq mulher que ja passou por um aborto morre de medo qdo engravida de novo rsrs.
Mas entao vamos saber um pouco mais sobre a toxoplasmose?

O que é toxoplasmose?

Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Homens e outros animais também podem hospedar o parasita.
A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados — em especial carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas.
A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra.
Seu diagnóstico é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue.
Sintomas
A toxoplasmose pode ser uma doença absolutamente assintomática ou provocar quadros graves no miocárdio, fígado e músculos, encefalite e exantema máculo-papular (vermelhidão pelo corpo em forma de pequenas manchas e pápulas).
No caso de haver sintomas, merecem destaque:
* Febre;
* Manchas pelo corpo;
* Cansaço;
* Dores no corpo;
* Linfadenopatia, ou seja, ínguas espalhadas pelo corpo;
* Dificuldade para enxergar que pode evoluir para cegueira;
* Lesões na retina.
Tratamento
As pessoas assintomáticas geralmente não necessitam de tratamento.
Os medicamentos para tratar a infecção incluem drogas antimaláricas e antibióticos. Os pacientes com AIDS devem continuar o tratamento enquanto o sistema imunológico estiver debilitado para evitar que a doença se manifeste novamente.
Recomendações
* Evite contato com fezes de animais, especialmente de gatos ou outros felinos;
* Tenha cuidado com a higiene das mãos e dos utensílios de cozinha quando estiver lidando com alimentos;
* Não coma carne mal passada nem vegetais mal lavados;
* Não se descuide do acompanhamento pré-natal, se você estiver grávida. Toxoplasmose é uma enfermidade grave durante a gestação;
* Gestantes precisam estar atentas, principalmente se tiverem contato com gatos. Medidas especiais de higiene são fundamentais nesses casos.
A toxoplasmose na gestaçao
No primeiro trimestre de gravidez
Neste período, a probabilidade de transmissão para o embrião acontece em até 20% dos casos. Caso haja transmissão da doença para o feto, este pode ser muito afetado. O bebê pode ter encefalite (inflamação na parte do sistema nervoso central que compreende cérebro, cerebelo e medula alongada) e nascer com seqüelas. Em termos de visão, o bebê pode apresentar lesões oculares na retina (foto acima) que resultam em importantes prejuízos da visão, além de outras conseqüências.

Quando a gestante manifesta a doença neste período, muitas vezes há o aborto espontâneo, pois os danos que o Toxoplasma gondii provoca no feto são muito grandes.

No segundo trimestre de gravidez
Neste período, a probabilidade de transmissão para o embrião é maior e acontece em 1/3 das gestações. Por outro lado, o feto não é tão afetado quanto no primeiro trimestre. Mesmo assim, o bebê pode apresentar problemas como pequeno retardo mental e problemas oculares.

No terceiro trimestre de gravidez
Neste período, a probabilidade de transmissão para o feto é muito comum, porém a doença mostra-se bem menos agressiva para o bebê.


fonte fonte


Bom para finalizar este assunto,sei que mtas vao me perguntar se eu tinha gatos...e sim eu tinha...sou gateira assumida...e por um descuido acabei me contaminando.
Existem artigos que dizem que os gatos nao tem culpa da transmissao da doença...eu nao sei o que é verdade e o que nao é...
O bom é que agora ja sou imune,e nao preciso me preocupar com esta doença mais e posso curtir minha gatinha ...nao preciso ficar fugindo dela rsrsrs

Espero que tenham gostado das informações...

Beijos

28 comentários:

  1. Oi Nise! Eu já ouvi falar, inclusive, acho que uma amiga teve, mas não acarretou nada grave. É muito bom você ter compartilhado conosco isso, porque é um alerta, né?

    Beijo!
    PS: quero logo te ver barrigudinha!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nise! Nossa não sabia desse seu caso, que pena =/ Conheço a Toxoplasmose.. agora me diga, será que todos os gatos tem esse protozoário nas fezes? Tenho uma gatinha e morro de medo de pegar qlqr dessas doenças na gravidez, principalmente Toxoplasmose e Rubéola que tbm é muito grave pra gestante, eu acredito que o gato é contaminado na rua ou por outro gato e assim libera nas fezes e não tem naturalmente esse protozoário, vc saberia me dizer isso? Beeijos flor, conta sobre a gravidez psicologica pq fiquei curiosa :)

    missaobiquini.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ni,
    Me dá calafrios qd ouço essa palavra. Fico morrendo de medo, sabe?! Tenho uma gatinha lá em casa, mas como é apartamento, dizem que a possibilidade dela contrario a toxo é bem menor. Normalmente, os gatos que vivem em casa, que tem acesso á rua é que podem desenvolver a toxo. Pq é assim... Pro gato ser infectado, ele tem que ter tido contato com um rato infectado. Mas um gato que vive em apt e não tem contato com a rua, é mais complicado. Conheci um caso de uma criança que nasceu com deficiência mental por conta da toxo. Muito complicado. Creio que o importante é a gestante fazer exames periódicos e tentar da melhor forma possível se precaver e precaver o bebezinho.
    Bjs,
    Vania

    ResponderExcluir
  4. Ai Nise, que história a sua, poxa, com 3 meses tadinha, e também fiquei curiosa com a gravidez psicológica, quero saber...
    E olha, adorei a matéria, porém ela me deixou um tanto preocupada, tenho um gato tbm e eu moro em casa, porém ele anda por tudo, domingo sem querer eu peguei ele no colo fiquei segurando feito bebê, e até dei beijo, servi a comida dele e água, tbm dei aquelas comidas molinhas e ele ficou lambendo meus dedos, como minha casa está em obra sem ter como me lavar eu logo lembrei que estou grávida e que é muito perigoso, fomos ao shopping que era o lugar mais próximo e quase tomei um banho de corpo inteiro na torneira do banheiro...espero que não aconteça nada pois é muito recente a minha gestação. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua preocupaçao...é sempre bom se cuidar no inicio da gravidez
      bjo

      Excluir
  5. Não conhecia sobre esse tema... Eu até gosto de gatoo...mais na casa dos outros... rsssss....Mais que bom que seu blog está servindo de alerta para todas nós!
    E quanto a gravidez psicológica tive há um tempo atrás uma amiga que passou por isso..sei um pouco sobre o que é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo gatos e tenho uma...mesmo sendo imune sou cautelosa
      bjo

      Excluir
  6. Nossa, Nise!Já tinha ouvido falar sobre essa doença, mas não tinha noção dos sintomas e da gravidade. Seus posts estão muito interessantes e informativos. Parabéns!

    Beijinhos

    www.tititietrelele.com

    ResponderExcluir
  7. Que bom que está imune, eu não sabia dessa doença! Tô te acompanhando aqui agora ^^
    Beijoos ♥

    ResponderExcluir
  8. Q bom amiga....obrigado pelo carinho la no meu cantinho bjus ♥

    ResponderExcluir
  9. Nossa Nise, que história :(
    Eu já tinha ouvido falar dessa doença, mas não conhecia em detalhes.
    Uma pena vc ter perdido seu bebê, mas pelo menos vc n corre riscos de pegar essa doença de novo ne?!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora nao corro risco,mas ainda terei cautelas qdo engravidar,rs
      bjo

      Excluir
  10. Nise estou adorando esta nova fase do seu blog, cheia de informações super importantes.
    To torcendo pelo seu positivo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Nise, já tinha ouvido falar mas não sabia direito o que era, adorei o post, super informativo como sempre!!!!!

    Bjs =^.^=
    www.noivaesposamae.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Nise!

    Conheço muitas gravidinhas ou já mamães que tem gatos e conviveram normalmente com eles durante a gestação. Acho que devem ter alguns animais que são portadores e outros não...será que é isso???
    Mas é sempre bom ter cuidado mesmo!

    beijos,
    Gábi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Gabi..nem todo gato é portador da doença...bjo

      Excluir
  13. Oi Nise, muito bom levantar esse assunto, na maioria das vezes é mais fácil vc se contaminar com coisas que come na rua do que com os gatinhos, ah não ser que não faça uma higiene. Limpe caixinha de areia e não lave as mãos, gatos que vão a rua... esse tipo de coisa.
    De qq maneira aqui em casa quem está limpando a caixinha do meu gato é o marido, to aproveitando né :)

    bjs

    www.umamenina.com

    ResponderExcluir
  14. Nise, vou passar o seu blog para uma amiga que já passou por muitas situações que vc relatou no blog, menos a da toxoplasmose, mas como vc falou em neuras aqui, pra gente entender, acho que isso tudo vai ser útil pra ela também.
    Obrigada por todas as informações que vc está nos passando e por dividir sua história, mesmo que em alguns momentos ela seja dolorosa. Mas tudo passa, né?
    Bjão
    Ari
    www.apenastrespalavras.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita...
ESTE BLOG ESTA TEMPORARIAMENTE DESATIVADO
Nao estou atualizando,por isso os posts sao antigos
Mas fique a vontade para interagir com as seguidoras nos comentarios


Me encontre no Instagram @casinha.da.nise

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...