Pages

quinta-feira, 19 de março de 2015

Utero infantil...ja ouviu falar?


Oi meninas

Tudo bem?

Alguem ja ouviu falar em útero infantil ?
E nao estou falando do útero de menina que ainda está na infância...existem mulheres que na fase adulta sofrem com isso...






Eu ouvi falar sobre ter utero infantil pela primeira vez ainda na minha infância...pq minha irma tinha se casado e qdo estava tentando engravidar e nao conseguia foi informada pelo medico que o motivo da demora era que ela teria o utero infantil...imaginem como minha irmã ficou,ne...
Porem ...graças a Deus era um diagnostico errado..pois pouco tempo depois ela engravidou e deu tudo certo na gestação dela ( e ela teve 4 filhos)
Antigamente o s medicos nao investigavam direito antes de dar um diagnostico pra paciente...eles apenas supunham pelos sintomas que a mulher tinha passado e ponto final...ainda bem que a medicina melhorou e mto viu...hj os medicos pedem exames e exames antes de passar um diagnostico pra gente.

E anos mais tarde eu passei pelo mesmo qdo tive meu primeiro aborto...contei aqui no blog...o medico tbm supôs que eu poderia ter o utero infantil porque gravidez nao  evoluiu e meu utero nem chegou a crescer ...claro que depois tbm ficou comprovado que este  não era o meu problema.Eu nao tinha utero infantil...

Bom...como sao coisas que aconteceram a mtos anos eu pouco sabia sobre este diagnostico de útero infantil...e ficou esquecido no tempo... ate que vi no blog de uma amiga, ela relatando que teve este diagnostico comprovado por exames.... entao fui em busca de mais informações pra falar sobre isso aqui.


Útero Infantil

O útero infantil, cientificamente chamado de hipogonadismo hipotrófico, é uma má-formação em que o útero não se desenvolve completamente  e mantém as mesmas medidas do útero na infância.

Diagnóstico de útero infantil

O diagnóstico do útero infantil é feito mediante a ultrassonografia pélvica ou transvaginal e esta pode ou não produzir nenhum sintoma. Nele observa-se que o corpo do útero tem a mesma medida ou uma medida muito próxima do colo do útero, quando o corpo do útero deveria ser maior.(qdo o  tamanho do útero é inferior a 30cm.)

Causas do útero infantil

As possíveis causas do útero infantil são a disfunção ovariana ou problemas hormonais relacionados à hipófise que fazem com que os órgão reprodutores não se desenvolvam corretamente.

Sintomas de útero infantil
  • Primeira menstruação mais tarde que o normal;
  • Órgão genital pouco desenvolvido;
  • Ausência de pelos pubianos e nas axilas;
  • Mamas pouco desenvolvidas;
  • Volume do útero menor que 30 centímetros cúbicos na vida adulta;
  • Menstruação irregular;
  • Dificuldade em engravidar;
  • Abortos espontâneos.
Os primeiros sinais de maturidade sexual iniciam por volta dos 11 ou 12 anos de idade. Portanto, uma mulher com 15 anos ou mais que ainda apresente algum dos sinais acima pode ter alguma alteração hormonal importante e deve investigar o caso.

Tratamento para útero infantil

O tratamento para útero infantil é feito com a toma de hormônios sintéticos. Com a toma destes medicamentos o útero deverá desenvolver-se normalmente e a mulher poderá engravidar sem intercorrências.

Os medicamentos à base de hormônios são recomendados como forma ideal de tratamento, para promover o correto crescimento do útero, especialmente se a mulher tem outros problemas associados, como a hipofunção dos ovários.
Estes medicamentos  estimulam o desenvolvimento correto dos órgãos reprodutores da mulher.
O útero infantil pode ser causado por uma deficiência hormonal de FSH e a toma de medicamentos que estimulem este hormônio é capaz de fazer com que o útero e os ovários alcancem a maturidade assumindo seu tamanho ideal e normalizando suas funções.
Com a toma dos medicamentos os ovários passarão a liberar folículos mensalmente e o útero aumentará de tamanho, permitindo um ciclo reprodutivo normal, possibilitando a gravidez.
O tratamento deve ser iniciado assim que a doença for descoberta, com o acompanhamento de um ginecologista.

Gravidez em caso de útero infantil

As mulheres com útero infantil podem engravidar sem problemas, mas poderá ter uma maior dificuldade de engravidar e há um maior risco de abortos espontâneos,portanto devem fazer o acompanhamento pré-natal com um bom obstetra, para que ele acompanhe de perto toda a gravidez e esteja atento a qualquer eventual problema.    fonte

Pelo pouco que eu sei ,em alguns casos não é possível  fazer o tratamento... que traz infertilidade a mulher
Vcs conhecem alguem que passou por isso? Que tem utero infantil e mesmo assim conseguiu engravidar normalmente?

Beijos








35 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar, mas nunca pesquisei sobre o assunto.
    Mas que bom que para várias pessoas é possível um tratamento né...

    Bjos!!
    Ly
    http://nossosdiasnossaespera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A minha avó e tia tinham utero infantil... elas não fizeram tratamento, pois na época se conhecia pouco sobre o assunto... mas elas conseguiram engravidar naturamente... a minha avó teve 5 filhos e minha tia teve 3 .... e alem de utero infantil minha tia teve o diagnostico de utero invertido....

    http://agoraseremostres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nise me lembro q antigamente ouvia falar mt sobre útero infantil...acho q é o q vc disse eles não investigavam e já davam esse diagnostico, graças a Deus hj mudou né!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar, interessante
    não conheço ninguém que já tenha recebido esse diagnostico e que fosse verdade.

    Bjus
    www.morenaemoderna.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a informação, a esposa do meu primo tem e parece que não tem tratamento para o caso dela, achei estranho depois do seu post, vou encaminhar pra ela!!!
    Beijos

    www.maisque6.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nise nunca ouvi ouvi falar não!Nossa deve ser angustiante ter um diagnóstico desses!!

    ResponderExcluir
  7. Esse não é meu caso...menstruei de 8 pra nove anos...

    ResponderExcluir
  8. Nossa Nise, nunca tinha ouvido falar...
    Pensar pelo lado positivo, tem tratamento, isso já da um alivio para as mulheres que tem...

    Beijinhos!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu já havia visto falar, mas seu post foi bem esclarecedor!
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Nise!

    Eu nunca tinha ouvido falar não, mas muito bom estar informada...

    Ah fiz uma guirlanda porta de maternidade para uma amiga que esta quase ganhando bebê, se quiser conferir segue o link ( http://www.casaroucomprarumabicicleta.com.br/2015/03/guirlanda-porta-maternidade-safari-do.html#comment-form )...

    Se tiver alguém interessada em guirlandas ou lembrancinhas de maternidade e quiser me indicar faço um preço bem camarada...

    Beijocas...

    http://www.casaroucomprarumabicicleta.com.br/2015/03/guirlanda-porta-maternidade-safari-do.html

    ResponderExcluir
  11. Menina nunca tinha ouvido lavar!

    Como sempre post bem informativo!

    bjus

    Um ótimo fim de semana

    Taty

    ResponderExcluir
  12. Pois é, eu tenho 23 anos, um útero normal tem em media 50cm um útero aceitável tem 30cm.
    O meu tem 17cm 😖 o médico me explicou tudo e deixou claro que mesmo que eu seja fértil oque ele acha difícil mais ainda não foi constatado eu não levaria uma gestação ate o final e provavelmente teria vários abortos todos nas primeiras semanas.
    Só posso dizer que estou dizolada e inconfortável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gabriela! Me chamo Dóris, também fui diagnosticada com este problema, o meu te 19... andei lendo na internet que há tratamentos hormonais para fazer o utero crescer... visite uma segunda opinião... verei meu médico mes que vem! deixe o seu e-mail para trocarmos informações! bjos! Que Deus abençoe nós duas!

      Excluir
    2. Oi Dóris! Tudo bem? Meu exame constatou que o meu útero tem 19,2 cm³. O que seu médico lhe disse? Para mim isso foi uma surpresa...

      Excluir
    3. Ela conseguiu ,veja o comentário dela abaixo
      Que Deus abençoe e vc consiga tbm...bjo

      Excluir
    4. Espero que consiga engravidar 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

      Excluir
    5. Durante esse tempo até hj, vc teve outro diagnóstico? Conseguiu engravidar? O meu ultero é menor que 1.0 cm, mas a medica disse que fazendo uma cerclagem eu vou conseguir.

      Excluir
  13. Bom dia meninas!
    Olha meu diagnóstico havia sido confirmado realmente se tratando de útero infantil o tamanho como já havia descrito 17 cm³.
    Não sei do que vcs vão chamar eu chamo de milagre, de presente de Deus estou Grávida de 36 semanas e 4 dias estou esperando a minha Valente Valentina que mesmo com os médicos falando que não chegaria a 9 semanas depois nem a 10 11 12 e assim sucessivamente pela falta de espaço sempre deixando claro para mim q eu iria abortar esse bebe, ela está aqui podendo nascer a qualquer momento. Nunca fui das mais religiosas mas posso dizer com toda certeza q esse anjo veio veio para aumentar a minha fé e me fazer acreditar q Deus existe sim e mesmo q vc não se lembre dele ele nunca esquece de vc. Fiquem com Deus meninas e acreditem q o melhor ainda está por vir💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que benção...que vitoria
      Estou mto feliz por vc...bjo

      Excluir
    2. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻👏👏👏

      Excluir
    3. Olá Gabriela me chamo Mônica fui diagnosticada com útero infantil vc fés algum tratamento para conseguir engravidar??

      Excluir
  14. Nossa Graças a Deus você conseguiu!!!Passo pelo mesmo problema tenho útero e ovários infantil, e também estou a espera desse Milagre, Mas tenho Fé que irei conseguir, o seu testemunho Gabi me deu mais esperança! Que sua Pequena venha com muita saúde, Bjs pra você e essa Princesinha Valentina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália vc faz algum tratamento?

      Excluir
    2. Oi gabi estou MT feliz por VC 👏👏.
      Eu também tive um diagnóstico que tenho útero e o ovários infantil assim como a Nathalia mas tenho fé que meu Deus vai fazer um grande milagre na minha vida ...parabéns minha fé foi renovada com seu testemunho .Foi preciso tomar alguma medicação

      Excluir
    3. Gente vocês que não tem utero infantil e ovario,conseguiram engravidar?meu diagnostico Também é este.

      Excluir
  15. Olá tenho 27 anos e estou na luta para ter um bebê. Tenho útero infantil com 12,7. Porém somente há uns 6 meses descobri que tenho um tumor na hipófise . Há 7 anos que não menstruo. Agora estou fazendo um tratamento para o tumor e nunca vou perder a fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo Jeiziane não perca nunca a esperança, meu útero tem 2,0 já chegou a medir 15 cm, mas como parei de tomar os anticoncepcionais diminuiu, ai voltei a tomar de novo, eu nunca menstruei e se tomo o remédio vem a M, mas, se não tomo não vem.
      e isso é muito triste, mas, assim como vc terei forças, e conseguiremos!

      Excluir
  16. Eu tenho hipergonadismo hipergonadotrofico e meu médico disse q só posso ter filhos se fizer inseminação. Mas é muito caro😕😕😢 até os medicamentos q tomo pra descer a mestruacao n me faz bem... Mas será q esse é o único método?

    ResponderExcluir
  17. Oi meninas,me chamo Cristina e tenho 34 anos.Fui ao ginecologista dia 19/08 levar uns exames,e para minha supresa o médico me alertou sobre o tamanho meu útero,havendo a possibilidade de útero infantil,o mais curioso de tudo isso, é que sempre fui a médico,fazia exames, e nunca fui alertada desse problema.. Essa semana vou passar por um especialista é ele vai avaliar o meu problema,com mta fé em deus, não há de ser nada que não possa ser revertido.

    ResponderExcluir
  18. Quanto tempo antes da gravidez é necessario começar o tratamento???

    ResponderExcluir
  19. Ola gente quero muito falar com alguém que fez tratamento com útero infantil e conseguiu engravidar meu zap 7499028230

    ResponderExcluir
  20. Bom dia meninas, eu sempre estive numa relação de 5 anos com alguem e sempre tentamos e nunca engravidei. Ate fiquei a achar que o problema era dele mas quando terminamos e comecei uma relação com meu actual marido tambem tivemos dificuldades enntretanto os ginecologistas todos que fomos nenhum conseguia me dizer que de facto era porque meu utero era pequeno. So janeiro desse ano que fizeram o diagnostico e me puseram a tomar pilulas anticoncepcionais para ver se cresce, foi uma novidade para mim nunca havia ouvido falar sobre isso. E ate agora confesso que estou ceptica sobre a cura, mas meu marido esta esperançoso que de certo. O tratamento é suposto ser por 3 meses. E depois vou fazer controle para ver se cresceu ou não. Alguma novidade depois desse tempo venho fazer update do post

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Me chamo Tatiane e eu sofro com isso, meu útero e ovários infantis.
    tomo anticoncepcional para desenvolver, minha drª passou pra mim.
    gente sou casada a 4 anos, e sonho em ser mãe, é muito triste ter esse sentimento no meu coração.
    eu fico triste em ver mulheres com capacidade em engravidar matar seu filho ou abortar.
    esse relato me ajudou muito, as pessoas ao meu redor são normais, e eu sempre busco motivações na internet, que é onde encontro pessoas com o mesmo problema que o meu, mas, só que resolvido.
    então eu me encho de esperança.
    obrigada pela atenção!
    facebook : souza7731@gmail.com
    Thaty Leal.
    beijos meninas!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita...deixe seu comentário (eu amooo) ...e volte sempre.
E se quiser pode entrar em contato comigo pelo email:
adria.nise@hotmail.com

Seu comentário sera liberado após minha aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...