Pages

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Indutor de ovulaçao.....

Oi meninas

Tudo joínha aí?

Eu ja peguei os resultados dos meus exames de sangue...alguns entendi claramente..outros nao entendi nadinha rsrsrs só o medico mesmo pra analisar,ne rsrsrs

Comentei com vcs que iria fazer o uso do indutor de ovulação no outro post e hj resolvi abordar este tema mais amplamente com vcs.
Sempre ouvi falar ...mas nao pensei que tomar indutor faria parte da minha realidade...
Se eu sou contra?
Não,imagina...
É que eu pensei que iria conseguir engravidar naturalmente como aconteceu das outras vezes...
Se eu fiquei triste por precisar desta ajuda? Um pouquinho...mas ja passou rsrsrs
O importante é ter meu baby...ne

Mas apesar de saber da existência dos indutores eu nao sabia nada a respeito deles...e qdo pesquisei fiquei meio assustada com o que encontrei falando sobre o uso da medicação...

Mas deixando esta parte pra depois(pro final do post,rs) ,vamos conhecer um pouco deste medicamento que tem sido tao receitado ultimamente?


Os indutores de ovulação 

Os indutores de ovulação são remédios a base da substância citrato de clomifeno que induzem mulheres que tem ovulação irregular ou não ovulam, por exemplo, mulheres portadoras da síndrome do ovário policístico.
A indução química da ovulação é feita quando os médicos verificam que a mulher não tem problemas físicos para a ovulação e concepção ou quando a infertilidade de um casal não possui explicação, quando o homem possui espermatozoides normais e a mulher não apresenta alterações no sistema reprodutor.

Como os Indutores Funcionam?

O citrato de clomifeno age na hipófise da paciente, acarretando a maior produção de dois hormônios que estimulam a liberação do óvulo pelo ovário.  O medicamento estimula que a hipófise produza mais hormônio FSH (folículo estimulante), que atua na maturação dos óvulos, no ovário. O fim do medicamento estimula outra parte do cérebro, o hipotálamo, que libera o LH (hormônio luteinizante), que completa a ovulação avisando para os ovários que está na hora de liberar óvulos maduros.
As mulheres que precisam do indutor de ovulação chegam a usa-lo por até 6 ciclos, em geral é preciso de pelo menos 3 para que a ovulação ocorra regularmente, os comprimidos são tomados durante o período menstrual, em geral, inicia-se a tomar a partir do segundo ou terceiro dia da menstruação e os resultados começam a aparecer entre cinco e nove dias após a mesma. Nesse período, ultrassons podem fazer o monitoramento dos ovários e detectar se  a ovulação está próxima de ocorrer.
Nas mulheres portadoras da Síndrome dos Ovários Policisticos, a SOP, o remédio pode não fazer efeito, pois estima-se que cerca de 40% das mulheres que têm a síndrome são resistentes ao clomifeno. Tal resistência é mais frequente em mulheres obesas, com IMC acima de 25, mesmo sem a ação do indutor a perca de peso é um fator determinante para a ovulação, até mesmo uma pequena perda pode aumentar as chances naturais de uma mulher ovular.

Indutores no Brasil

O citrato de clomifeno é vendido em pílulas, no Brasil entre os principais medicamentos indutores estão o Clomid e o Indux. Ambos são medicamentos de uso oral e que tem posologia semelhante, com acompanhamento médico devem ser realizados três ciclos de tratamento, alternando, podendo chegar  a até 12 ciclos alternados. O medicamento é absorvido pela parede intestinal e posteriormente eliminado nas fezes.
Durante o tratamento a paciente deve tomar precauções, pois caso ocorra gravidez durante o tratamento, o mesmo deve ser interrompido imediatamente, segundo as contra-indicações do medicamento, sob risco de provocar aborto. Apesar das semelhanças na atuação desses medicamentos, a principal diferença entre eles é  o preço: o Indux custa entre 23 e 25 reais, enquanto o Clomid pode apresentar valor desde 40 à 50 reais.
O investimento é pequeno, para a realização de um grande sonho, em geral. Muitas mulheres assim que iniciam o tratamento ficam ansiosas pelos resultados ou por saber se o método é realmente eficaz, os médicos apontam que a taxa de sucesso do tratamento é de 10 a 15% logo nos primeiros ciclos, para uma mulher normal e dentro da idade ideal para a gravidez.Fonte 

Riscos dos indutores da ovulação


Apesar de simples, a técnica da indução da ovulação causa alguns efeitos colaterais, assim como em qualquer remédio ligado à fertilidade, como: alterações de humor, inchaço nos ovários, dor abdominal e nos seios, insônia, enjoos e vômitos, visão embaçada, dor de cabeça, cansaço, irritabilidade, depressão, ganho de peso e, em casos mais raros, cistos no ovário. 
Embora raros e de curta duração, o clomifeno e as gonadotrofinas também podem causar reações como "secura" na vagina e provocar a síndrome da hiperestimulação ovariana, que é a produção em excesso de folículos, causando risco de vida para a paciente; e a gravidez múltipla. 
Em função desses riscos, é importante que a prescrição desse tipo de medicamento seja sempre realizada pelo médico e a mulher deve ser monitorada durante o seu uso, com constantes ultrassonografia (ou ecografia). Esses efeitos são maiores em mulheres com cistos ovarianos, doenças no fígado, problemas tireoidianos não tratados ou tumores na hipófise. No entanto, a paciente tendo ou não qualquer uma dessas patologias, se estiver em uso de um indutor de ovulação, tem que estar atenta aos efeitos secundários ou colaterais. Quando durante a monitorização se detectam indícios que podem levar a estas complicações o ciclo de tratamento é interrompido. Fonte

O que vcs acharam?
Conhecem mtas mulheres que precisaram tomar o indutor de ovulação?
Tomariam por conta própria?
Parece um absurdo perguntar isso?
Mas nao é...ja vi depoimentos, em grupos de tentantes ,de meninas que se desesperaram e tomaram por conta própria mesmo...acho arriscado,mas só quem esta tentando engravidar sabe como a gente fica pra conseguir realizar o sonho de ser mãe...
Eu não julgo quem faz..mas tbm não me arrisco,vou tomar pq é indicação médica...pois todo medicamento tem seus efeitos colaterais e sem a prescrição de um medico fica ate mais complicado ter ajuda depois ,ne...e temos que cuidar da nossa saúde...sempre.

Neste post consta os nomes dos medicamentos mais usados,mas quero deixar claro que nao quero "induzir" ninguém a se auto medicar...apenas mantive o texto original da minha pesquisa.


Beijos


7 comentários:

  1. Olá ! mulher abençoada....

    Vim fazer uma visita..e acabei ficando !
    seus mimos são lindos, te seguindo
    posso? desejo voltar com calma...amo ler....
    bom final de semana...ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir
  2. Nise... preciso dizer que amei o post?

    Eu tomaria o indutor numa boa, sem nenhum problema, porém com todo o acompanhamento do médico, mas por conta própria eu jamais me arriscaria, ainda mais depois que aquele médico me falou (comentei lá no blog)...

    Mas vá, tome mesmo que estarei torcendo aqui pro seu positivo chegar já no 1º mês...

    Bjos!!!
    Ly
    http://nossosdiasnossaespera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nise, quando eu estava tentando eu estava certa que só procuraria outros método e investigar o motivo de não conseguir engravidar em 2015, talvez eu deixaria até os 12 meses se completar (isto seria em maio), porque eu sou positiva kkkkk e acreditava que até 12 meses chegaria meu baby no meu ventre, porque eu tomei AC por 8 anos eu tinha que dar tempo para meu corpo se livrar do efeito do AC, se limpar e funcionar para receber um baby e eu acreditava assim como os médicos indicam que 12 meses é o minimo para que tudo volte a funcionar conforme a natureza de Deus e também sou metódica e como diz que o o correto é tentar por 12 meses assim eu faria kkkkkkkk.
    Se após a minha espera meu medico investigasse muito bem e eu sentisse confiança e segurança nele e no método eu tomaria sim o indutor e não me sentiria culpada, então deixa esta culpa de lado porque continua sendo uma gravidez natural, com uma ajudinha para seu corpo responder com mais eficacia rsrs**, me auto medicar jamais kkkkkk, não tomo nem remédio para dor de cabeça direito, magina um medicamento como estes.
    Agora se você esta segura, confiou no seu medico, na abordagem e diagnostico dele, vá na fé que seu positivo virá em breve, estou torcendo por você, creia em Deus, na vontade dele, mas relaxa e a surpresa chegará. Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Oi Nise!
    Não acho errado não e também não julgo. Isso é uma decisão sua. Mas eu não conseguiria tomar sem o médico receitar... Teria muito receio.
    Torcendo por vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nise adorei o post pois não sabia nadica de nada de indutor
    torcendo por vc
    bjos

    http://tpmamoretc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nise! Viu que legal, o que te comentei ao final de 2014! Teu bebezinho já está chegando! E olha que às vezes pode acontecer como comigo... gêmeos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita...
ESTE BLOG ESTA TEMPORARIAMENTE DESATIVADO
Nao estou atualizando,por isso os posts sao antigos
Mas fique a vontade para interagir com as seguidoras nos comentarios


Uma vez por semana eu libero os comentarios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...