Pages

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Duvida da leitora: Quantos ultrassons sao feitos durante a gestação


Oi meninas

Como foi o fim de semana?

Ahhh nao poderia deixar de mencionar que amanha é feriado uhuhuh rsrsrs

O post de hj é para a Suellen (diva do Morena e Moderna)
Ela queria saber qtos ultrassons devem ser feitos durante a gravidez...eu demorei um pouco...mas estou postando hj pra tirar sua duvida,rsrs,,,viu Su.

Ultrassom na Gravidez
As ondas sonoras que o aparelho de ultrassom emite e essas se chocam com a parte sólida do que encontra pela frente, assim forma imagens. Esse exame é inofensivo para mamãe e bebê então não se preocupe se precisar fazer mais algum ultrassom na gravidez, mais que quantidade indicada a baixo.
O ultrassom normalmente é aconselhado no principio da gravidez por duas razões, para saber se a gravidez está no lugar certo de quanto tempo é a gestação e a quantidade de fetos. Após o período inicial, o ultrassom é feito para acompanhar o desenvolvimento do feto, saúde da placenta e saber se está tudo conforme deveria naquela idade gestacional. É importante saber, que o tempo é necessário para o primeiro ultrassom. Se feita antes da hora, pode não detectar a gravidez e então provocar preocupação desnecessária na gestante.
No pré-natal feito pela unidade publica de saúde tem como meta 3 ultrassonografias durante a gravidez, 1 a cada trimestre. Essa quantidade é considerada ideal para detectar algum problema e saber se o bebê está adequado pra aquele tempo gestacional. Porém quem tem convênio, plano de saúde tende a fazer mais ultrassonografias, tudo vai depender da vontade do médico. Alguns médicos mandam fazer ultrassom a cada mês e certamente faz a alegria de muitas mamães e papais pois ver o bebê nem que seja por alguns minutos conforta e aproxima ainda mais o casal do filho que está por chegar. Corriqueiramente os exames de ultrassom na gravidez são:
  • Com 7 semanas: Para saber a idade gestacional e quantidade de fetos em casos de gravidez gemelar.

  • Com 12 semanas: Translucência Nucal, exame que detecta possíveis problemas cromossômicos no desenvolvimento como síndrome de down, por exemplo.

  • Com 20 semanas: ultrassom morfológico, nesse exame é verificado cada parte mínima do bebê, desde o básico como tamanho, idade gestacional até a quantidade de dedinhos. Também verifica o funcionamento dos órgãos internos como bexiga, estômago, coração e rins. A placenta também é examinada nesse exame de ultrassom na gravidez, a maturação e a posição são fundamentais para diagnosticar a saúde .

  • Com 27 semanas: Para averiguar a maturidade da placenta, muitas vezes com doppler, uma tecnologia que verifica a circulação do sangue e movimentação do sangue que leva oxigênio e nutrientes ao bebê.

  • Com 33 semanas: ultrassom que verifica a quantidade de liquido amniótico ,se o crescimento do bebê está adequado para a idade gestacional e se já está em posição cefálica ou seja, virado de cabeça para baixo preparado para o nascimento.

Se algum exame de ultrassom na gravidez der alteração não se preocupe, o médico certamente irá pedir nova avaliação e caso haja necessidade, providencias podem ser tomadas ainda com o bebê dentro da barriga da mamãe.
A utilidade da ultrassom também vai além do bem estar da mamãe e do bebê, qual mãe não se pega curiosa tentando saber o sexo do bebê mesmo antes do ideal? Com 12 semanas já da para ter uma ideia com a posição do tubérculo genital fetal  O melhor momento para ver o sexo é a partir das 16 semanas.
 Além disso, truques para que o bebê abra as perninhas são válidos não é? Ingerir café, refrigerante, água gelada ou chocolate 30 a 15 minutos antes do exame podem facilitar o palpite do médico!
O ultrassom 3 e 4 D na gravidez é uma forma dos pais conhecerem mais detalhes do rostinho do bebê, não é a toa que muitas mamães saem ainda mais emocionadas e apaixonadas do que antes pelo seu bebê (como se isso fosse possível) ver como é seu tão esperado bebê e brincar de com quem ele se parece pode valer cada centavo do dinheiro gasto com a ultrassom nessa fase da gravidez.



 O melhor período para fazer a ultrassom 3 ou 4D é por volta das 32 semanas. Se feita antes pode não mostrar um bebê tão gordinho, e depois desse período a mamãe corre o risco de não ver o bebê em detalhes, pois o espaço começa a ficar cada vez mais apertado intra útero. Se não coberto pelo plano de saúde, pode custar em torno de R$ 100 a ultrassom simples, 2D e a 3 ou 4D podem custar em torno de R$ 250 a 600 reais dependendo do local e estado. Creditos

E vcs qtos ultrassons fizeram durante a gravidez?Ou ainda vão fazer?
Qdo engravidei do meu primeiro filho eu fiz 4.
O primeiro qdo estava no comecinho da gestaçao...o segundo com aproximadamente 6 meses...e depois como eu queria saber o sexo e nao deu pra ver no segundo ultrassom ,eu fiz outro com 7 meses que tbm nao deu certeza de que era um menino...
Mas so confirmei o sexo mesmo com 8 meses...num ultimo ultrassom bem rapidinho rsrsrs


Beijos

11 comentários:

  1. Pra mim, são os melhores momentos, que eu posso ver meu bebê...
    Fiz 2 mas não vejo a hora de fazer o 3º rsrs...

    Bjos!!
    Ly

    ResponderExcluir
  2. Poder ver nosso bebê... ter certeza que ele está crescendo perfeitinho... como acalma o coração de qq mãe.... semana que vem será nossa 3ª ultra... ansiosa para tentar confirmar o sexo!!! Bjss

    http://agoraseremostres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nise

    Sabe que eu iniciei essa segunda gestação querendo fazer o mínino possível de ultrassom, só 3. Mas como não controlamos nadinha, já fiz dois e essa semana vou para o terceiro por conta do sangramento que ainda acompanhamos. Tudo isso ainda no primeiro tri!

    Gianlucca só confirmei que era menino no sétimo mês, daí pra 9 era um pulo! Hahaha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oiii Nise...
    Nossa, imagino seu coração em saber o sexo só com 8 meses, não sei se aguentaria...rsrs...
    Danadinho :P
    Ótimos esclarecimentos... *-*
    Adorei o post!

    Beijinhos!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nem me fale.... Estou aproveitando o feriadão para por a casa em ordem...tantas coisas do chá para customizar .... estou de folga hoje ....então é dia de por a mão a obra!!!
    Com relação ao tema do post eu tenho muita vontade de saber o sexo apenas no dia do nascimento...kkkkkkkkkkkk
    Já percebeu que curto essas coisas de suspense! rsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? kkkkkkkkkkkkkk eu não iria conseguir esperar não
      detesto surpresas

      Excluir
  6. Nossa! Vc só descobriu com 8 meses. Misericórdia! rsrsrs
    Eu vou querer fazer todos os ultrassons possíveis, eu sou muito ansiosa (acho que vc nem percebeu, rsrs) e vou querer me certificar de que está tudo bem.

    http://antesdopositivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Menina deve ser uma emoção diferente a cada ultra!
    Espero um dia sentir essas emoções!
    Que venha o feriado! rs

    Bjus

    Taty

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz umas 6 kkk
    pq minha gravidez era de risco então a partir do 6° mês tive que fazer de 15 em 15 dias
    bjos
    http://tpmamoretc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que eram tantas rsrs.Com certeza farei todas!
    bjos
    http://diariodeumaquasefuturamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por tirar minhas duvidas Ni
    eu já fiz um com 7 semanas, foi ai que descobri o tempo de gravidez e vi que estava td ok com aquele sangramento. em maio quando completar 12 semanas já está marcado mais um ultrasson, Estou doida para sair de lá com o sexo do bebê

    http://www.morenaemoderna.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita...deixe seu comentário (eu amooo) ...e volte sempre.
E se quiser pode entrar em contato comigo pelo email:
adria.nise@hotmail.com

Seu comentário sera liberado após minha aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...