Pages

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Com apenas um ovário,eu ovulo todo mês?


Oi gente...tudo bem com vcs?
Comecei a usar o indutor(indux) na sexta feira...e ja estou no quarto dia sem sentir efeitos colaterais fortes ...(qdo usei o Clomid no ano passado...eu passei mto mal com fortes dores de cabeça que nao passavam e uma pressão na cabeça tbm que era mto incomoda..e fortes ondas de calor)
Mas dessa vez  senti uma dorzinha de cabeça fraca ontem e tenho tido ondas de calores...mas comparando com a primeira vez ...esta tudo incrivelmente bem...graças a Deus.


Agora voltando ao assunto do post...
Nosso sistema reprodutor é  um mistério para muitas de nós. Complicado entender todo o processo que pode levar ou não a uma gravidez. 
Na busca pela maternidade podem ocorrer alguns contratempos. Nem tudo caminha sempre de forma correta e com isso algumas dificuldades maiores aparecem. Gestações ectópicas podem deixar sequelas irreversíveis, que complicam ainda mais essa jornada. A perda de uma trompa ou ovário pode ser uma dessas complicações. 


O fato é que muitas mulheres já tiveram alguns problemas , perderam trompas ou ovários e tem dúvidas sobre sua capacidade de gerar uma vida. Vamos tentar explicar esse processo de forma simples e objetiva.

Ao nascer, já trazemos conosco todos os óvulos que teremos durante toda a vida. São cerca de 450 mil óvulos.
Todo mês muitos se desenvolvem, mas apenas um óvulo é liberado...salvo exceções em que mais de um óvulo é liberado resultando em gravidez gemelar (é uma das formas de ocorrer gravidez gemelar). 
Após ser liberado pelo ovário o óvulo cai na cavidade abdominal e é atraído pelo trompa. Não existe uma ligação direta entre os ovários e as trompas, ou seja , os ovários não são imediatamente ligados as trompas, existe digamos um vão entre eles , mas as trompas são preparadas com estruturas parecidas com franjas, que ficam se mexendo em movimentos ondulatórios e puxam o óvulo para si , e o transportam até o útero. É nas trompas que ocorre a fecundação, pois além delas serem a única ligação entre os ovários e o útero, leva alguns dias para que o óvulo chegue na cavidade uterina . Como o óvulo vive apenas 24 horas , se não for fecundado ainda nas trompas não será em outro lugar , pois quando chegar ao útero , cerca de 4 a 15 dias depois de sua liberação, não terá mais vida e não poderá ser fecundado. Sem as trompas o óvulo liberado pelos ovários vaga pela cavidade abdominal até ser absorvido pelo organismo.

Os ovários se revezam na ovulação, e consequentemente cada mês é uma trompa que tem o trabalho de levar o óvulo ao útero. No caso de mulheres com um único ovário, a ovulação ocorrerá sim todos os meses. Não tendo mais seu companheiro para dividir o trabalho , o ovário que ainda estiver presente , assumirá toda a produção para o resto de sua vida, recebendo informações hormonais mês a mês e fazendo com que a mulher ovule todos os meses.  A possível consequência disso tudo será uma menopausa anos antes do esperado, pq os óvulos são divididos entre os ovários , se um se perde, leva consigo metade dos óvulos que a mulher possui. 
Com tudo isso surgem algumas dúvidas ainda mais complexas. 

Se uma mulher possui um ovário mas não a trompa correspondente a esse ovário ela tem possibilidades de engravidar ? 

A resposta é sim ....essa possibilidade existe , embora seja mais difícil . A trompa do lado oposto , sedenta por fazer sua função , pode atrair o óvulo liberado, com sorte ele será fecundado e levado até o útero e uma nova vida surgirá.
Se a mulher não tiver nenhuma das trompas não existe ligação entre os ovários e o útero e dessa forma fica impossível uma gravidez de forma natural , somente uma FIV ou ICSI que são procedimentos de reprodução  feitos em clinicas especializadas, podem te levar a uma gestação.
Viver a busca de um sonho como a gravidez é complicado, e  nem sempre é fácil entender os mecanismos que podem nos deixar mais perto desse sonho. Por isso é sempre importante ter o acompanhamento de um bom médico , que possa além de lhe tratar, sanar suas dúvidas e elaborar respostas objetivas para suas questões.
fonte 

Como vcs sabem eu so tenho uma trompa boa(direita)....mas os dois ovários estão bem(obrigada,de nada rsrsr)
Entao eu espero que qdo eu ovular do lado esquerdo a trompa direita vá la e pegue(roube kkk) o ovulo direitinho kkk

Bjos

9 comentários:

  1. kkkk' ri desse final. Se Deus quiser a trompa direita vai lá pegar o óvulo no lado esquerdo, só ter fé rs'
    Beijos e boa semana ♥

    ResponderExcluir
  2. Nise estou aprendendo muito aqui no seu Blog!!
    Beijão!

    http://www.donnamariquinha.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que a sua trompa seja bem espertinha, Nise!! =) rsrs

    beijos e um ótimo ano pra vc, com o tão sonhado positivo!!!

    ResponderExcluir
  4. Espero que sua trompa direita seja ninja e pegue o ovulo no lado esquerdo =D
    Fé é tudo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nise que bom que não está passando mal dessa vez! Torcendo aqui por você! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Tenho certeza que essa trompa ai é bem possessiva e vai lá roubar o óvulo da esquerda rs
    Boa sorte Nise!
    sempre torcendo por vc!

    Bjus

    Taty

    http://ansiosapracasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Kkkkk num te aguento, mas isso ai poe a trompa pra trabalhar.
    Bju
    Ana

    ResponderExcluir
  8. Estou na torcida sempre por vc!!!
    bjos
    Luh
    http://diariodeumaquasefuturamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita...
ESTE BLOG ESTA TEMPORARIAMENTE DESATIVADO
Nao estou atualizando,por isso os posts sao antigos
Mas fique a vontade para interagir com as seguidoras nos comentarios


Me encontre no Instagram @casinha.da.nise

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...