Pages

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Os gatos,a toxoplasmose e as gestantes


Oi gente

Voltei e mais uma vez falando sobre a toxoplasmose,gatos e gravidez...vi que algumas meninas ficaram interessadas no assunto e ficaram com duvidas tbm...por isso resolvi pesquisar mais a respeito da toxoplasmose e os gatinhos...
Ja vi que nao estou sozinha...tem mtas gateiras nesta blogosfera tbm,rs

Como eu posso me infectar?

Nas minhas pesquisas descobri que existem muitas maneiras de se entrar em contato com o Toxoplasma gondii e adquirir a doença.
E dentre elas esta o consumo de carne crua ou mal cozida,ingestão de frutas ,verduras e legumes mal cozidos e tbm pelo contato direto com a terra (jardinagem)
Não é somente o contato direto com gatos que aumenta o risco de se infectar...



Voltando o assunto aos gatinhos amados,a contaminação dos mesmos tem diminuído tbm porque hj em dia os gatos sao alimentados com alimentos industrializados e rações(o que os mantem afastados de carnes cruas e ate mesmo de ratos contaminados),e o contato direto com a terra possivelmente contaminada tbm esta bem reduzido e isto diminui a possibilidade de infecção de novos gatos.

Como saber se meu gatinho tem toxoplasmose?

A forma mais simples de detetar se o nosso gato tem toxoplasmose é levando-o a um veterinário de confiança e fazendo-lhe uma análise de sangue.
Embora possa parecer, para saber se o nosso gatinho está infectado pelo Toxoplasma gondii não é muito adequado fazer uma análise de fezes. Isto porque, de todo o período de incubação e desenvolvimento da doença, apenas durante duas semanas expulsa restos através das fezes.
Um dos sintomas que nos podem ajudar a detetar a toxoplasmose no nosso gato, embora não de forma determinante, é que, sem estar dormindo, mantém os olhos fechados durante grande parte do dia.
Além disso, o gato perderá muito mais pêlo do que o costume durante a doença e veremos que há restos por toda a casa, especialmente no seu lugar habitual de descanso.
Um terceiro sinal que nos pode dar uma pista que o nosso gato está infectado pelo Toxoplasma gondii é que solta uma espécie de poeira, idêntica à caspa, mas sem ser gordurosa.
Se suspeita que o seu felino tem esta doença, é fundamental levá-lo o quanto antes ao veterinário para uma revisão completa



Mas vejam apenas  1% dos gatinhos transmite a toxoplasmose e, para isso, eles precisam estar doentes e, principalmente, na fase de eliminação dos ovinhos do toxoplasma. O gatinho contrai o toxoplasma quando come carne crua ou mal passada ou, ainda, se ele comer insetos, ratos, lagartixas que contenham cistos do protozoário. É importante saber que adquirir toxoplasmose de gatos é muito raro e o animalzinho não é a principal fonte de transmissão.

Geralmente, o gato que contraiu toxoplasmose, irá eliminar os“ovinhos” do toxoplasma apenas uma única vez e por apenas 15 dias durante toda a sua vida. Esta eliminação ocorre 10 dias após o gatinho ter sido infectado. Para que você se contamine com o toxoplasma, você precisa comer a forma infectante, que nada mais são que os ovinhos germinados presentes nas fezes do gato contaminado. Ou seja, você precisa que as fezes do gato tenham contato com sua boca. E tem mais, as fezes do gato infectado precisam ter contato com sua boca depois de 48 horas que o gato tenha defecado, caso contrário, os “ovinhos não germinam” e o ciclo não se completa!

Vale lembrar que os gatos são animais extremamente limpos. Eles têm o habito de enterrar seus dejetos e se limpar várias vezes ao dia. Estudos mostram que é impossível você contrair toxoplasmose beijando ou acariciando seu gatinho. Portanto, fique tranquila!  Seu gatinho não lhe representa nenhum perigo! Ahhhh, já estava esquecendo, não se contrai toxoplasmose através da lambida, mordida ou arranhões de gato.

O uso de luvas e pazinha para a coleta diária das fezes dos gatos, a adequada lavagem das caixas de areia e das mãos são medidas simples, suficientemente eficazes para não se entrar em contato com o agente da toxoplasmose, uma vez que os ovinhos, quando eliminados pelas fezes, necessitam de dois a cinco dias para esporular e se tornar infectantes, e permanecerem como tal por períodos de anos.


Bom meninas...eu resolvi pesquisar mais a respeito e ajudando a vcs... eu acabo me ajudando tbm... as meninas que me perguntaram tem gatinhos e amam seus filhinhos peludos...e queriam saber mais a respeito desta doença...

O que posto aqui sao informações que encontrei na internet...e claro que o mais correto é sempre seguir as indicações medicas ...
Espero ter ajudado a Tarci...a Vania e a Fê...que ficaram com duvidas...

Beijos

FonteFonteFonte

20 comentários:

  1. Oi Nise sempre tive gatos e não pretendo perde-los quando ficar grávida, gostei do post bem explicativo, estou mais tranquila agora!!!

    Bjs
    http://futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nem é preciso ficar sem os bichanos...mto bom,ne
      bjo

      Excluir
  2. Sempre tive pavor de gatos, mas adorei as informações Nise!
    Beijoos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho medo de cachorro...se um cachorro olha mais feio pra mim ja saio de perto rsrsrs
      bjo

      Excluir
  3. A-D-O-R-E-I!
    Ando mega sem tempo de pesquisar de ir atrás das coisas que me incomodam, e a tua postagem foi perfeita pra mim, muito bom, sério, fiquei bem mais tranquila agora...
    Mas uma coisa é certo, farei o quanto antes esse exame...preciso ficar tranquila...
    Beijos férteis queridona!

    querosermami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Perfeito Nise, eu não tenho gatos, mas agora já fico mais tranquila sabendo que eles não são os vilões da doença.

    http://morenaemoderna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é....eles era julgados como culpados e nao sao...tadinhos,rs
      bjo

      Excluir
  5. Ahh..tá vendo =) sabia que hoje em dia não era assim, os gatinhos são mais "caseiros" rsrs..

    beijoss!!
    Gábi

    ResponderExcluir
  6. Isso que chamo de uma ótima blogueira! Postou e ainda fez pesquisas sobre o assunto!! Isso aí Niseee...to gostando de ver!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a dica Nise, lá na minha mãe sempre tivemos gatinhos e eu amo mto esses peludinhos rsrs...

    Beijocas!

    http://www.casaroucomprarumabicicleta.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nise,

    Adorei a pesquisa, parabéns!!! Ufaaaa, fiquei mais tranquila, porque tenho uma gatinha em casa!!

    Bjs =^.^=
    www.noivaesposamae.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ameeei o post Nise, super explicativo! Sabe que eu fiquei preocupa pq minha gatinha tem esses sintomas que vc disse.. e agora? Ela passa bastante tempo deitada de olho fechado mas acordada e solta MUITO pelo, to até dando uma vitamina pra ela mas não resolveu não, 60 comp já estão acabando e sem nenhum resultado! Fiquei preocupada mesmo, vou ver se levo ela no veterinário..... quanto ao post da gravidez química li tbm, cada coisa né? Exames só depois de 1 mês de atraso! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk beeijos Nise, obrigada pelo post eu ameei :D

    http://missaobiquini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva sim...pq aí o veterinario faz exames e deixa vc mais tranquila
      bjo

      Excluir
  10. Niseeee, só hoje descobri o seu blog novo. Não vi nenhum anúncio lá no grupo...acho que devo estar bem ausente rsrsrs.
    Mas adorei! Eu amo gatos, e ter uma informação esclarecedora é muito bom, pq o que mais encontramos por aí é gente falando besteiras sobre o assunto. Vou encaminhar o seu post para essas pessoas rsrs.
    Bjão
    Ari
    www.apenastrespalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk vc tbm é gateira,ne
      Defendemos nossos bichanos com unhas e dentes,rs
      bjo

      Excluir

Obrigada pela visita...
ESTE BLOG ESTA TEMPORARIAMENTE DESATIVADO
Nao estou atualizando,por isso os posts sao antigos
Mas fique a vontade para interagir com as seguidoras nos comentarios


Me encontre no Instagram @casinha.da.nise

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...