Pages

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O que é Manobra de Kristeller.......Forceps ....e vacuo extrator?


Oi gente

Aproveitaram o carnaval? Aposto que sim...seja foliando ou descansando,ne...rsrs

Mas entao...vcs estão gostando dos posts sobre partos?

Está ajudando vcs?

Eu resolvi fazer este post ..pq eu nao sabia o que era a manobra de Kristeller(nominho complicado ,viu)...so depois que pesquisei é que descobri que esta manobra é o motivo de reclamaçao de mtas mulheres...que sentem mta falta de ar neste momento.

Graças a Deus nao passei por isso no meu parto...foi bem tranquilo.



Manobra de Kristeller.




Manobra de Kristeller (ou técnica de Kristeller) é uma manobra obstétrica executada durante o parto que consiste na aplicação de pressão na parte superior do útero com o objetivo de facilitar a saída do bebê. A manobra foi idealizada pelo ginecologista alemão Samuel Kristeller(1820–1900) , que a descreveu em 1867.
É realizada por auxiliar do obstetra, juntando-se as duas mãos no fundo do útero, sobre a parede abdominal, com os polegares voltados para frente, tracionando-se o fundo do útero em direção à pelve, no exato momento em que ocorre uma contração uterina durante o parto natural. Pode também ser utilizada durante a cirurgia cesárea Fonte.


Forceps e Vacuo extrator

Como funcionam os partos auxiliados por fórceps ou ventosa?

Esses instrumentos são ligados à cabeça do bebê para que ele possa ser retirado por via vaginal, no parto normal. Vários motivos levam ao uso dos dois métodos, incluindo circunstâncias em que haja sofrimento fetal ou a mãe não esteja mais conseguindo fazer força. 

O fórceps é formado por duas partes alongadas e conectadas que se curvam nas pontas para abrigar a cabeça do bebê. Já a ventosa é uma espécie de semicírculo de metal ou silicone ligado a uma pequena bomba a vácuo e é ajustada mais atrás da cabeça do bebê. O tipo de material usado na ventosa varia dependendo da posição do bebê.

Por que usar fórceps ou ventosa no parto?

O médico poderá sugerir um parto assistido por fórceps ou ventosa se: 


  • O bebê estiver em sofrimento fetal durante o segundo estágio do trabalho de parto (período expulsivo)

  • Você estiver exausta e não conseguir mais fazer força

  • O bebê não estiver mais descendo pela bacia

  • Houver recomendação médica para você não fazer esforço prolongado (no caso de doença cardíaca, por exemplo)

  • Você for dar à luz gêmeos e precisar de ajuda com o parto do segundo bebê.




O que acontece durante um parto por fórceps?

O médico terá que fazer um incisão (episiotomia) na região do períneo (entre a vagina e o ânus) para alargar a abertura e facilitar a introdução do fórceps e o posicionamento na cabeça do bebê. Uma vez que o fórceps esteja ajustado, o médico puxará enquanto você fizer força para empurrar durante uma contração, a fim de facilitar a descida do bebê pelo canal de parto. As mulheres costumam se queixar mais de desconforto com fórceps do que com a ventosa.

Como você se sente depois de um parto por fórceps



É possível que você sinta algum dor e fique um pouco machucada depois do parto. Além disso, pode ser que seja mais difícil fazer xixi e controlar a urina, ou você pode ter prisão de ventre. Há um pequeno risco de danos permanentes à bexiga ou ao ânus. O risco de algum ferimento é maior com o fórceps do que com a ventosa.

O fórceps pode machucar o bebê?

O bebê pode nascer com um pequeno machucado superficial, o que, normalmente, se cura em poucos dias. Muito raramente, o nervo facial é danificado durante este tipo de parto, e a boca do bebê fica caída de um dos lados (o que costuma ser temporário).






O que acontece durante um parto com auxílio de ventosa?

Hoje em dia, muitos médicos optam pelo auxílio da ventosa (ou vácuo extrator), em vez do fórceps, embora o fórceps ainda seja bem mais comum. Isso porque ela é menos dolorosa para a mãe tanto durante quanto depois do parto, há menor risco de danos à bexiga ou aos intestinos e também menor chance de uma episiotomia ser necessária. 
Para o parto, o obstetra conecta a ventosa à cabeça do bebê dentro da vagina e depois retira o ar com o auxílio de uma bombinha a vácuo. Esse procedimento pode ser barulhento, então se prepare! Uma vez que a ventosa esteja firme, o médico vai pedir para você fazer força na próxima contração, enquanto ele puxa a ventosa para ajudar seu bebê a sair. Às vezes, a ventosa escapa da cabeça do bebê e tem que ser recolocada.

Pós-parto com ventosa



Quando a ventosa é utilizada, por vezes os bebês nascem com a cabeça ligeiramente em formato cônico, o que tende a durar somente alguns dias. Uma bolha de sangue (céfalo-hematoma) poderá se formar na cabeça do bebê, mas isso também desaparece em cerca de uma semana.Fonte


No meu parto nao foi preciso usar nenhuma destas técnicas,graças a Deus...e peço a Deus que no proximo tbm nao precise...

Vcs conhecem alguem que tenha precisado usar algumas destas técnicas no parto pra ajudar o bebe a nascer?

E para atualiza-las...mais um ciclo se iniciou hj...um ciclo que me deu falsas esperanças com um atraso de 3 dias ..seios pesados e sensíveis...azia...fui trollada rs...mas agora é recomeçar e tomar o indutor que o medico receitou....
Mas vou ser sincera com vcs...tentar engravidar por tantos meses é desgastante...principalmente qdo acontece atrasos menstruais que injetam esperança no coração da gente....

Bjos



12 comentários:

  1. Aproveitei bastante esse feriadinho mas achei que passou rápido demais..rsss...
    Já havia escutado sobre esse método mas dá uma impressão que estão machucando o bebê ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E na minha opiniao se nao for usado corretamente machuca mesmo o bebezinho....

      Excluir
  2. Eu tenho receio de forceps e ventosa. Já vi gente com sequelas!
    E seu ciclo, hein? Nos deu falsas esperanças!
    Mas vamos lá! Nesse vai dar certo, amém? Amém!

    Beijos

    projetonossobebe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe conta que pra eu nascer precisou da Manobra de Kristeller.
    Claro que não sabia que se chamava assim ... hahaha !!!
    Mas ela fala que uma enfermeira teve que empurrar a barriga dela pra que eu saísse.

    Muito bons esses post's, esclarecem muitas dúvidas.
    Bjs!

    http://deliriosdeumamaedeprimeiraviagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. foliei muito nise rsrs
    e adorei o post super imformativo
    essa esperança ne? mais nao se preocupe no tempo de Deus esse nenezinho vem para alegria de todos nos rs
    bjis

    http://tpmamoretc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito legal os seus post, super informativos, não conhecia essas técnicas.
    Obrigada por suas postagens.
    Bjus***

    ResponderExcluir
  6. Oi, tem um rapaz que trabalha comigo que no parto dele foi usado o fórseps. Acabou que quebram o braço dele e não viram, então quando notaram já era tarde e ele tem um braço mais curto que o outro, prejudicou o crescimento.

    Da medo as vezes essas coisas né?

    Obrigada pelas informações.

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nise tenho um pouco de receio com fórceps parece bem doloroso !!! Já conhecia a manobra só não sabia esse nome difícil kkkkkkk
    Boa sorte com indutor , eu fiquei grávida de primeira com ele !!!

    Bjs


    ResponderExcluir
  8. Eu acho isso uma violência sem tamanho e deveria ser proibido, principalmente essa manobra que muitas vezes é realizada de forma rotineira e sem necessidade nenhuma.
    Além de ser violento pode trazer maléficos como citou a Gisela no comentário acima. Me assusta só de ver e se for pra ter um parto assim utilizando esses instrumentos prefiro mil vezes uma cesariana!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa já ouvi relatos negativos referente ao fórceps, não conheciaa ventosa, muito bom saber que existe outra opção, espero não ter que usar nenhum dos dois, quando estiver grávida, pois acho muito brutal,mas entendo que as vezes a necessidade é maior.

    Beijos
    decidisermamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. só de ver as fotos já dá um certo medo!Já conhecia alguns desses somente essa do vácuo extrator que não conhecia.
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Nise...
    Muito bom saber...
    Mas da medo sabe?! =/

    Beijinhos e uma abençoada semaninha...

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita...deixe seu comentário (eu amooo) ...e volte sempre.
E se quiser pode entrar em contato comigo pelo email:
adria.nise@hotmail.com

Seu comentário sera liberado após minha aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...