Pages

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O ciclo menstrual


Oi gente

Olha so quem ja voltou das ferias!!!!
Nossa que coisa boa sao as ferias,ne...descansei bastante..apesar de ter sido so 15 dias.
Nao fui a nenhum lugar especial..mas so de nao precisar levantar cedo e ficar sem as preocupações que o trabalho nos dá ,gera um alivio,ne.

E eu cheguei chegando..com mais um post pra vcs...
Eu comentei no ultimo post ...mas vou reforçar .... agora sou colunista no blog de uma amiga ...quem quiser me visitar ,sera mto bem vinda rsrsrs e assim aproveita pra conhecer o blog da Silvania tbm...é o blog De tudo um pouco.Inclusive vcs vao encontrar este post de hj por la tbm.



O magico ciclo menstrual

Quando você começou a ouvir uma explicação sobre seu ciclo menstrual?




Em casa com sua mãe...sua madrasta...irmã ...tia ou ate mesmo uma prima???

Ou foi na escola com a professora???Talvez com as amigas?




Para algumas mulheres esta parte da vida foi bem simples...mas para outras nao,pois querendo ou não este tema ainda é cercado de certos tabus,ne.

Eu tive uma breve explicação sobre o que estava acontecendo comigo...eu tinha virado mocinha e ponto final...minha mãe nao explicou mta coisa alem de como usar o absorvente...nao a culpo..ela é uma pessoa que teve uma criação simples e passou pra mim aquilo que certamente ela aprendeu com a mae dela.




Somente mtos anos depois é que fui buscar mais informações sobre meu corpo...pq naquele momento o que me foi passado era suficiente...

Mas agora a cada dia descubro coisas novas..afinal qdo somos tentantes buscamos todo tipo de informação sobre gravidez,rsrs

Eu aprendi o básico sobre o ciclo menstrual...

Chegada da menstruação = nao gravida
Ausência de menstruação = gravida.
E tbm aprendi que a menstruação chega pq o ovulo liberado nao foi fecundado...e que os ciclos duram em media 28 ou 30 dias..
E isso me serviu por mtos anos...
Mas agora que estou tentando engravidar de novo (ja sou mãe de um rapazinho de 16 anos) essa informação ja não me bastava mais..eu precisava saber mais...e a medida que ia pesquisando ia descobrindo coisas e coisas sobre meu corpo.


O Ciclo Menstrual: uma dança coreografada com cuidado
A maioria de nós tem o conhecimento básico do que o ciclo faz (em geral) ...é a preparação e "cair" de um ovo que, em seguida, aguarda a fertilização. Se a fertilização não acontecer (ou se o implantação não acontecer), você tem sangramento menstrual ...e um novo ciclo começa. Mas vamos falar sobre especificidades.


O primeiro hormônio que faz com que as coisas aconteçam cada ciclo é o hormônio folículo estimulante (FSH).Esse hormônio faz apenas o que o mesmo sugere...estimula os folículos. Estes folículos estão em seus ovários, e cada um contém um ovo. Geralmente cerca de 15-20 folículos começar a amadurecer cada ciclo.
Durante este período de tempo (em qualquer lugar de cerca de 8 dias em seu ciclo de mais de um mês) o estrogênio está subindo. Pouco tempo depois de atingirem o limite de estrogênio (um ou dois dias depois), um dos ovos estoura através do ovário e começa a jornada pelas trompas de Falópio. Às vezes mais de um óvulo é liberado (e se todos são fertilizados ocorre a gestação gemelar). 



Este alto nível de estrogênio (que cai após este pico na ovulação) desencadeia uma onda de hormônio luteinizante (LH). Essa onda de LH é o que testes de ovulação vão detectar e ocorre pouco antes da liberação do óvulo durante a ovulação. [Por favor,note que um pico de LH não significa que você vai ovular, mas sim que seu corpo está se preparando para isso.]
Depois que o ovo é liberado,o folículo que veio se transforma no corpo lúteo. Isso vai liberar progesterona durante cerca de 12 a 16 dias. Normalmente a fase lútea de uma mulher (o tempo apos a ovulação ate o início de um novo ciclo) dura cerca de 12 dias,com uma pequena variação na quantidade de dias. 
A progesterona liberada pelo corpo lúteo é muito importante. Ele faz com que o revestimento do útero engrosse para implantação do ovulo. (Ela também provoca uma mudança em seus sinais de fertilidade).
Após este período de 12-16 dias da fase lútea, se o ovo fertilizado nao foi implantado, o corpo lúteo e dissolve-se um novo ciclo começa (o "período" vem).
 O primeiro dia de sangramento é o primeiro dia do seu ciclo novo e seu corpo se prepara pra tudo novamente. Fonte

Então vcs ja tinham esse conhecimento sobre o ciclo menstrual?
É bem mais complexo do que imaginamos,ne...rs
E como foi pra vc ?..vc ficou assustada com a chegada da primeira menstruação?

Beijos

12 comentários:

  1. Oi Nise

    O meu nunca foi regulado, nunquinha! Então nem sigo, porque sempre dá errado.
    Terei até dificuldade de explicar pra minha filha, se tiver uma um dia :-))
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Mai...
      Vai ter que pesquisar pra explicar pra ela entao rsrss
      bjo

      Excluir
  2. Oi Nise!!!

    Eu tomo pílula há mais de 8 anos e sempre tive meus ciclos bem regulados. Não imagino como será no dia em que eu abandonar o AC e tentar engravidar. Não tenho lembranças dos ciclos antes da pílula, mas às vezes quando penso nesse assunto sinto muito medo de ser pega de surpresa pela "M".
    Tenho também um aplicativo no celular que poderá ajudar mais tarde, e com ele aprendi quando é meu período fértil (ou pelo menos uma base, né?!).

    Bjo, até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola
      O aplicativo vai te ajudar e mto,vc vai ver
      bjo

      Excluir
  3. Nise do céu,isso é muito complexo...rsrsrs
    Minha explicação foi parecida com a sua!
    Esse monte de hormônio só descobri depois que casei,depois que vi as tentantes falando.Nunca tive ciclo regulado devido à SOP.Q uero ver quando eu parar o AC a confusão que será...

    Beijos!
    http://dafeiraaoaltar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Uau!! Dra. Nise! kkk
    Meu ciclo sempre foi certinho, o dia que atrasar ja sei que vem baby por ai.. kkk
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk que bom amiga...vai saber certinho,entao
      bjo

      Excluir
  5. Olá Nise,
    Sempre que venho aqui aprendo mais um pouco. Adoro seus post.
    Bem, eu nunca tive um ciclo regulado, só quando tomava anticoncepcional, devido a trombose ñ posso tomar mais e tenho muito hormônio, desda adolescência. Esse assunto é bem complexo mesmo!

    bjs
    http://nandinhah-tinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Impressionante como nosso corpo funciona, não é mesmo? Tantas coisinhas acontecendo ao mesmo tempo... uma que puxa a outra... incrível.
    Minha mãe até tentou me explicar o ciclo quando fiquei mocinha, mas eu não quis escutá-la... acabei aprendendo mesmo nas aulas de biologia... eu não sou uma daquelas meninas que ficou feliz de ficar mocinha... Na verdade fiquei foi com raiva de ter que usar o absorvente... rs...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso corpo é impressionante mesmo...
      bjo

      Excluir

Obrigada pela visita...
ESTE BLOG ESTA TEMPORARIAMENTE DESATIVADO
Nao estou atualizando,por isso os posts sao antigos
Mas fique a vontade para interagir com as seguidoras nos comentarios


Uma vez por semana eu libero os comentarios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...