Pages

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Exame papanicolau...voce sabe como é feito?


Oi gente
Estou aqui hj pra contar que iniciou mais um ciclo ...a M veio ontem de noite... mas na terça eu ja sabia que era mais um mês perdido...uau...a Nise tem premonição kkkkk 
Na vdd eu ja sabia pq eu meço a temperatura basal...e ela teve uma queda gigantesca de 36,9 pra 36,5 e este é um sinal claro que a M ta a caminho.
Entao agora é me preparar pro exame de histerossalpingografia (ainda tô com mto medo de fazer) e nem é pela dor, é pela reação alérgica que o contraste de iodo pode provocar.
Liguei na clinica que possivelmente irei fazer e o medico me informou que o risco de alergia é mais baixo no meu caso pq o contraste nao sera injetado no sangue(veia) e sim dentro do utero. Mas o risco existe..e é isso que me aflige.

Mas eu trarei mais informações a respeito nos próximos posts.
Hoje vou falar sobre o exame preventivo...ou papanicolau. Voces podem ate duvidar ...mas tem mulheres que nunca fizeram ...e a algumas nao fazem pq nao sabem o que acontece nesse exame. E se esse é o seu problema...hj trago a solução rsrs

O exame preventivo
Podemos dividir a realização do exame preventivo feminino ou popularmente conhecido como papanicolau em três momentos distintos. Para fins didáticos, vamos considerar uma consulta ginecológica tradicional e supor que seja a primeira da paciente.

Primeira parte - anamnese: conhecendo a paciente


Em um primeiro momento, o médico receberá a paciente e irá conversar com ela, colhendo dados sobre sua vida pessoal, que inclui histórico de doenças, cirurgias realizadas, vida sexual (muito importante para futuros diagnósticos e tratamentos), hábitos de vida, entre outros.
Durante esta pequena entrevista, o médico identifica sinais e sintomas que mais tarde vão se unir ao exame físico e ginecológico para estabelecer o diagnóstico e tratamento, caso haja necessidade. É importante que a paciente relate com clareza e sem omitir detalhes: o que sente, o motivo que a levou a procurar o médico, etc, lembrando-se do princípio sigilo, ou seja, tudo o que for dito para o profissional da saúde, permanecerá sob sua guarda.
Devido a isso, se a mulher decidir levar consigo um acompanhante, precisa ter total liberdade para tratar de assuntos particulares e muitas vezes íntimos com o profissional da saúde. Isso pode fazer toda a diferença para o resultado final da consulta.

Segunda parte - exame físico e ginecológico: avaliando a saúde física da paciente

Em um segundo momento, o médico irá convidar a paciente para se preparar para o exame físico. Esta fase do exame pode ser feita pela paciente sozinha ou com auxílio de uma auxiliar que pode ser a realidade de muitos consultórios ginecológicos.
A paciente é convidada à tirar toda sua roupa, incluindo traje íntimo. Diferente de uma consulta com o clínico geral, onde o exame físico pode ser feito com o paciente vestido, na clínica ginecológica é necessário tal rotina para que o sistema reprodutor feminino possa ser inspecionado. Continuando, a paciente veste-se com traje apropriado: roupão ou camisola com abertura frontal. Trata-se de vestimentas esterilizadas, mesmo que parcialmente.
Logo em seguida, a paciente é convidada à sala de exames onde é colocada em uma maca especial, articulada com perneiras. O médico irá iniciar o exame com uma anamnese completa (aparelho cardiovascular, respiratório e abdome), como aquela feita pelo clínico, seguida de inspeção das mamas, na posição sentada e deitada em busca de nódulos mamários.
O próximo passo é a inspeção do trato geniturinário baixo, utilizando as perneiras, onde a vulva (parte externa do sistema genital feminino) é inspecionado em busca de lesões e/ou feridas, seguido das glândulas de  Bartholin e de Cowper. Após está análise, inspeciona-se a parede do canal vaginal, observando coloração, presença de focos de inflamação, feridas e lesões.Por fim, é executado o exame de papanicolau.
Para realização do papanicolau ou preventivo feminino, um espéculo, conhecido popularmente como bico de pato é introduzido no canal vaginal a fim de expor o colo uterino para inspeção. Este aparelho possui configurações e tamanho variável que atende faixas etárias e tamanhos diferentes de mulheres, existindo uma versão especial, chamada virgoscópio para ser utilizado em mulheres virgens, que após os 21 anos também devem fazer o exame .
Após a introdução do espéculo vaginal, executa-se o exame papanicolau que consiste na remoção através da espátula de Ayres e escova cervical, secreção do colo uterino, que é colocado em uma lâmina de microscopia e fixada com a substância de papanicolau para posterior análise citopatológica, que pode ser feita pelo próprio médico ou em um laboratório de patologia. Após a execução do exame do papanicolau, o médico ainda pode provocar um reação com iodo no colo uterino, que tem por objetivo verificar a existência de células neoplásicas, que podem ser cancerígenas. Neste ponto, encerra-se a segunda fase da consulta.
Não é aconselhável levar acompanhantes nesta fase do exame preventivo e durante o papanicolau, pois isto poderia violar a privacidade da paciente, lhe causando constrangimento e impedindo que dados importantes não ditos durante a entrevista inicial sejam ditos neste momento. Por outro lado, se a paciente se sentir a vontade para levar o acompanhante, este deve ficar sentado na cabeceira da maca, não interferindo no trabalho do médico.

Terceira parte - conclusão: elaborando uma estratégia de tratamento ou aconselhamento junto com a paciente


Na terceira etapa da consulta, o médico irá associar os dados obtidos na primeira etapa quando entrevistou a paciente com o que foi observado durante o exame físico, fazendo sua lista de hipóteses, e o diagnóstico.
As vezes, é necessário exames complementares para o diagnóstico final, sendo os mais comuns pedidos: hemograma completo, exame de urina e fezes, ultrassom transvaginal ou abdominal, ultrassom de mama, mamografia, entre outros.
O bom médico leva em considerações o nível socio econômico da paciente, bem como o nível cultural da mesma antes de sugerir um tratamento. Quando existem mais de uma opção de tratamento, estas são dadas à paciente, que ajudará o médico a escolher a melhor, afinal, após a consulta, o sucesso do tratamento depende muito mais do paciente do que do próprio médico que fez às orientações.Fonte
Entao meninas...qdo fizeram o exame preventivo foi parecido com as informações?Os que eu ja fiz sao mto parecidos ..mudando um detalhe ou outro apenas.
E voce que ainda nao fez...agora sabe como é e nao precisa mais adiar esse exame tao importante ...entao deixa a vergonha um pouco de lado e va cuidar da sua saúde...hein
Beijos

10 comentários:

  1. Oieee, vc é alérgica a camarão ou frutos do mar? Se não for fique tranquilha, pois estes alimentos são ricos em iodo que é o componente principal do contraste, agora se for, avise o pessoal na hora de fazer o exame...bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca comi rsrs
      Minha preocupaçao é maior pq tenho alergia a corante e conservantes artificiais e ao corante de tratrazina ,comum em alguns remedios.
      Mas vou avisar mesmo...

      Excluir
  2. Nice! Que bom saber que ainda está neste mundinho de blogs, apesar da mudança no tema(meu post de hoje é sobre isto rsrs)
    Bem, estou na torcida para que a notícia boa venha logo, e não fique triste com a M. Deus tem o momento certo.
    Este post me fez lembrar que tenho que marcar minha prevenção. Fujo o máximo que posso, mas... isto é coisa séria, né?
    Beijos e estou de volta!

    http://www.socorrominhairmavaicasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nise

    Seu pequeno virá! Deus tem tempo para todas as coisas. É difícil administrar, mas Eclesiastes 3 é o que há!

    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  4. Não foi agora, mas será em breve! Coloque seus sonhos nas mãos de Deus e tudo vai dar certo.
    Bem, tive que tirar alguns blogs da minha lista, pois as pessoas pararam de postar pós casamento.
    Mas, cá estamos nós. E aos poucos vamos agregando seguidores. :D

    http://socorrominhairmavaicasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nise!

    Bem detalhado seu post, gostei!
    Preciso tomar vergonha na cara e fazer meu preventivo.

    Bjos, até mais!

    ResponderExcluir
  6. Sempre importantíssimo fazer os exames!
    Menina tenho certeza que 2016 vai ser um ano abençoado pra vc! Tudo vai dar certo! Essa espera será super recompensada!

    Bjus
    Taty

    ResponderExcluir
  7. Oiii Nise...
    Faço todos os anos certinho, tenho que fazer alguns acompanhamentos por isso nunca deixo para trás... rs
    Já está até marcado para fevereiro...rs

    Beijinhos!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita...
ESTE BLOG ESTA TEMPORARIAMENTE DESATIVADO
Nao estou atualizando,por isso os posts sao antigos
Mas fique a vontade para interagir com as seguidoras nos comentarios


Uma vez por semana eu libero os comentarios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...